Recentemente, pesquisadores de segurança identificaram e divulgaram um exploit que explora uma vulnerabilidade em servidores […]
O que é um Banco de Dados e qual a importância para o seu site?
Um banco de dados é um elemento fundamental no mundo atual. Interagimos com eles mesmo sem perceber — sempre que compramos algo online, fazemos login, acessamos nossas contas bancárias e assim por diante.
Mas o conceito de “banco de dados” está entre nós mesmo antes da internet ou dos computadores existirem. Basta refletir sobre como os dados eram armazenados antes da era digital.
Assim, além de desenvolvedores, quem tem um site ou aplicação hospedada na web deve entender pelo menos os conceitos básicos sobre o assunto.
E é sobre isso que trataremos aqui. Continue lendo para saber o que é um banco de dados e qual a importância para o seu site ou aplicação web!
O que é um banco de dados?
Um banco de dados é um sistema informatizado que contém informações organizadas e categorizadas sobre um mesmo assunto. Eles tornam os dados fáceis de pesquisar, manipular e filtrar.
Além disso, em alguns casos, bancos de dados mostram a relação entre diferentes pontos de dados.
Embora essa não seja a única maneira de armazenar informações online – é uma das mais difundidas.
Isso ocorre porque, além de armazenar informações, os bancos de dados facilitam o gerenciamento e a compreensão dos dados.
Além disso, um fato curioso é que os primeiros bancos de dados informatizados surgiram ainda na década de 1960, quando o uso de computadores tornou-se uma opção mais econômica para organizações privadas.
Dessa forma, à medida que os preços caíram, ficou mais fácil transferir armazenamento de dados e bancos de dados para computadores.
Como proteger os dados dos usuários?
Desde a década de 2010 vivemos uma fase de maior conscientização sobre dados, com o surgimento de big data e uma maior ênfase na proteção de dados.
Portanto, com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), a pressão sobre a segurança dos dados coletados tornou-se uma prerrogativa para grandes organizações.
Afinal, dados são informações pessoais e sigilosas e, dessa forma, o usuário deve ter a garantia de que eles estão seguros.
Confira abaixo algumas práticas de segurança para gestão de banco de dados em aplicações e sites:
- Identifique dados sensíveis e críticos;
- Tenha um plano em caso de vazamentos ou ataques de cyber criminosos;
- Limite o acesso aos dados através da concessão de permissões;
- Não use o mesmo banco de dados para testar novas aplicações.
Qual a importância de um banco de dados para o seu site?
Primeiramente, você deve compreender que existem 2 tipos de websites, segundo a sua interação com bancos de dados: estáticos e dinâmicos.
Em seguida, é preciso estar familiarizado com esses termos, pois a importância de um banco de dados vai depender em qual deles o seu site se encaixa:
Site estático
Este site não muda toda vez que o navegador carrega uma página.
Se um usuário clicar em um botão, por exemplo, nada muda no layout e no conteúdo da página.
Portanto, as únicas alterações ocorrem quando o usuário carrega uma nova página ou quando o administrador carrega outra página no navegador da web.
Site dinâmico
Como o nome indica, as páginas de um site dinâmico mudam toda vez que são carregadas.
Dessa forma, quando um usuário clicar em uma imagem ou texto, algumas alterações são observadas na página específica.
Semelhantemente, o desenvolvimento de banco de dados é o processo de criação de um site cujo conteúdo não está em arquivos do servidor, mas em colunas e tabelas.
Em resumo, um site que armazena dados no sistema de arquivos é um site estático; ao passo que um site baseado em banco de dados é, na maioria das vezes, um site dinâmico.
Assim, naturalmente, mais funcionalidades são oferecidas por um site dinâmico do que por um estático.
Exemplos práticos de Aplicações de Banco de Dados
Alguns exemplos práticos de aplicações incluem as seguintes:
- Carrinho de compras;
- Página inicial personalizada;
- Funcionalidade de pesquisa avançada.
A seguir, confira como um sistema de banco de dados se relaciona com algumas aplicações na web:
eCommerces e Lojas Virtuais
Essas empresas aproveitam os sites orientados por dados devido às mudanças esperadas nos preços, ofertas e serviços. Isso garante que as informações que os internautas encontram estejam sempre atualizadas.
Sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS)
Se o site usar um CMS, ele será orientado a banco de dados. Os usuários podem atualizar facilmente o conteúdo do site, mesmo sem a necessidade de nenhuma habilidade de programação especializada. O WordPress é um bom exemplo.
Blogs
A maioria dos blogs e fóruns são baseados em banco de dados porque envolvem atualizações regulares dos usuários. Se as pessoas estão deixando comentários ou curtindo um site, há uma mudança imediata na página.
Quais os Tipos de Banco de Dados?
Agora, você já sabe o que é um banco de dados, sua função e funcionalidade para sites e aplicações.
“Mas, como eles são divididos e qual categoria eu devo utilizar na minha aplicação?”
É simples, o tipo depende da informação que você está armazenando.
Eles podem ser categorizados em 2 tipos principais: relacionais e não relacionais.
Logo após, confira o que significa cada um deles:
Banco de Dados Relacional
São uteis para armazenar um grande volume de informações com muitas categorias. Para recuperar e usar as informações você usa algo chamado linguagem de consulta estruturada (SQL).
Banco de Dados Não Relacional
Um banco de dados não relacional (também conhecido como ‘não apenas SQL’ ou ‘NoSQL’) não mostra a relação entre as informações armazenadas. Eles são úteis para dados que não são fáceis de categorizar.
Além disso, podemos dividir também os bancos de dados conforme as variedades e funcionalidades:
- Distribuídos;
- Em nuvem;
- Orientados a objetos;
- Bancos de dados gráficos.
Sistemas gerenciadores de Banco de Dados: quais os principais?
Do inglês Data Base Management System, sistemas gerenciadores de banco de dados são os responsáveis pelo gerenciamento das informações.
Abaixo, confira os principais:
Oracle
O Oracle roda em sistemas Windows e Linux e surgiu ainda nos anos 70, e se consagrou como um dos mais populares até hoje. Dessa forma, os dados são armazenados em um data center e na de forma online, na nuvem.
MySQL
O MySQL é um sistema de gerenciamento oferecido pela Oracle. Gigantes como Facebook, Twitter e Google utilizam o MySQL, um dos mais lembrados quando o assunto é gerenciamento.
SQL Server
Com linguagem mais simples, o SLQ Server é um sistema gerenciador de banco de dados bastante utilizado por e-commerces, órgãos públicos e instituições financeiras.
PostgreSQL
Oferece funcionalidades mais avançadas e aceita variadas linguagens de dados como XML e JSON. Empresas como Apple e Skype usam o PostgreSQL.
A WeCoded tem a melhor hospedagem para o seu site!
Por fim, do armazenamento em nuvem pessoal à previsão do tempo, muitos dos serviços que utilizamos hoje são possíveis devido aos bancos de dados.
Além disso, websites com mais recursos precisam desse recurso para oferecer funcionalidades avançados para o usuário.
Então, ainda tem dúvidas sobre banco de dados?
Conheça os nossos Servidores de Bancos de Dados MySQL, entre em contato e fale agora mesmo com um especialista clicando aqui.
ARTIGOS RELACIONADOS
Continue navegando em nosso blog.
ASSINE NOSSO NEWSLETTER
Enviamos notícias, dicas e ofertas.
DEIXE UM COMENTÁRIO