Recentemente, pesquisadores de segurança identificaram e divulgaram um exploit que explora uma vulnerabilidade em servidores […]
A Black Friday está chegando e com ela o pico de acessos em e-commerces. Neste período, até mesmo grandes lojas virtuais precisam verificar se o servidor vai suportar o alto volume de clientes. Mas como preparar o seu site para a Black Friday?
Somente no último ano, as vendas online nos registraram um aumento de 5%, totalizando a impressionante cifra de R$ 4,2 bilhões.
Para este ano, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) estima que os pedidos movimentem pelo menos R$ 6,05 bilhões no comércio eletrônico.
Então, se você ainda não está preparado para uma das melhores datas para o comércio eletrônico do ano, confira o checklist e saiba como preparar o seu site para a Black Friday!
1. Certifique-se de que o seu plano atual de hospedagem suportará o tráfego
A primeira missão para preparar o seu site para a Black Friday de 2022 é conferir se o seu provedor atual de hospedagem vai suportar o tráfego.
Para isso, é importante recorrer aos dados dos períodos anteriores e fazer uma projeção para este ano.
- Qual a sua meta de vendas para este ano?
- Quantos acessos você está esperando para o dia da Black Friday?
Como já mencionamos, não é incomum que sites sofram com instabilidades nesta época do ano, portanto, após analisar os dados considere realizar um upgrade no seu plano de hospedagem.
2. Confira se o backup está em dia
Alguns planos de hospedagem incluem backups periódicos e automáticos, mas vale conferir se esse recurso está ativo no seu e-commerce.
Isso pode parecer algo simples, mas tenha certeza de que com o backup em dia, você vai poder focar com mais tranquilidade em estratégias para garantir mais vendas na Black Friday.
Além disso, esse é um mecanismo de segurança essencial, pois garante que você possa recuperar os seus dados facilmente, mesmo após problemas de mau funcionamento e site fora do ar.
3. Revise a versão responsiva
Faça um teste agora e acesse o seu site pelo celular.
Existe alguma dificuldade aparente? Você considera a experiência de compra positiva?
Todos os anos, mais de nós usamos dispositivos móveis para fazer compras online.
Portanto, é crucial garantir que os usuários possam navegar convenientemente em seu site, independentemente do dispositivo que escolherem.
Se um site não for exibido corretamente e não se adaptar a dispositivos móveis, os visitantes provavelmente o abandonarão e escolherão seus concorrentes.
4. Teste o tempo de carregamento do site
O tempo recomendado de carregamento da página não deve exceder 2 ou 3 segundos.
Esse é um dos fatores mais importantes que afetam a experiência do usuário.
Cada segundo subsequente significa um risco de uma taxa de rejeição mais alta e, consequentemente, mais clientes abandonando a sua loja.
Portanto, é crucial minimizar essa probabilidade.
Um site pode demorar para carregar por diversos motivos, por isso, é importante saber o que está impedindo as suas páginas de abrirem mais rápido e resolver cada problema por vez.
Falando em experiência do usuário, esse é outro fator para você analisar e preparar o seu site para a black friday.
5. Cuide da experiência do usuário online
Numa loja física, é comum cuidar das vitrines, espalhar cartazes e cuidar para que tudo esteja organizado antes dos clientes chegarem.
Por outro lado, muitas empresas esquecem de fazer isso no website, que nada mais é do que outro canal de venda.
Então, certifique-se de que navegar no seu site é simples e a experiência de compra é agradável.
Preste atenção à usabilidade e à camada visual. Verifique se a página é intuitiva e orienta o usuário em todas as etapas do processo de compra.
Analise sua oferta e faça algumas perguntas:
- As informações sobre descontos estão visíveis?
- Seu código de desconto funciona?
Tente se colocar no lugar dos potenciais compradores e corrija os problemas encontrados antes do pico de acessos.
6. Faça um benchmarking
Preparar um site para a black friday também requer analisar os seus concorrentes e empresas do mesmo setor afim de obter insights.
Para isso, você pode recorrer a pesquisas atualizadas e disponíveis na internet, mas também é importante visitar os sites da concorrência e avaliá-los.
Dessa forma, você pode elencar os seus pontos fortes e trabalhar para corrigir os pontos fracos antes do período da black friday.
7. Calcule a sua taxa de conversão
Uma boa taxa de conversão depende do histórico da sua empresa, mas também envolve entender qual é a média para o seu setor.
Assim, para aumentar sua taxa de conversão de comércio eletrônico comece descobrindo qual é o padrão para uma empresa como a sua.
Logo após, calcule a taxa de conversão do seu site seguindo a fórmula:
NÚMERO DE CONVERSÕES (VENDAS) / NÚMERO DE VISITANTES = TAXA DE CONVERSÃO
8. [Extra] Teste!
Você trabalhou duro para preparar seu site para a black friday!
Portanto, não deixe que algo tão simples como um link quebrado ou um processo de checkout confuso custe uma venda.
Peça a um amigo ou colaborador (de preferência o menos experiente em tecnologia) que tente navegar em seu site.
Em seguida, solicite que ele localize um item em sua loja e conclua o processo de pagamento para que você possa resolver todos os pequenos problemas com antecedência!
Prepare o seu site para a black friday com a WeCoded!
Como observamos, preparar um site para a Black Friday requer verificar diversos pontos que vão desde a experiência do usuário no e-commerce até possíveis problemas com o servidor.
Mas além da otimização do site, uma estratégia completa de vendas para a Black Friday inclui elementos como planejamento estratégico, preparação financeira e logística, vendas cruzadas (cross-selling) e remarketing.
Neste ano, diversos e-commerces e lojas virtuais já estão se preparando para um dos melhores dias para vender online e você deveria fazer o mesmo.
Com a WeCoded, além de preparar o seu site para a black friday, você contará com todo o suporte e seguança necessários para estruturar o crescimento do seu negócio.
Por isso, fale com o nosso time caso precise de um upgrade e boas vendas!
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